Casa Branca planeja emitir ordem executiva sobre privacidade para drones

Casa Branca planeja emitir ordem executiva sobre privacidade para drones

SHARE

Relatórios sugerem que a administração Obama está considerando a emissão de uma ordem executiva para formular diretrizes de privacidade para a operação de drones comerciais no espaço aéreo dos EUA.

Um dos assuntos mais controversos, a violação de privacidade e o uso comercial de drones, pode tomar um novo formato já que a ordem executiva colocaria a Administração Nacional de Telecomunicações e Informação (NTIA), um braço do Departamento de Comércio, a cargo de desenvolver o desenvolvimento das diretrizes. A NTIA reuniria empresas e grupos de consumidores para elaborar uma série de melhores práticas voluntárias para veículos aéreos não tripulados.

Atualmente, a Autoridade Federal de Aviação(FAA) está trabalhando no desenvolvimento de um conjunto regulamentos objetivos para o uso comercial de drones. Contudo, ao longo dos últimos dois meses o único resultado dos esforços foi tornar a situação sombria e suscitar duras críticas por sua decisão.

Enquanto ainda não há clareza com relação a quando a ordem executiva poderá ser proposta ou anunciada, a FAA tem sido constantemente exigida pelo governo dos EUA para emitir uma regra para a pequena utilização comercial de drones até o final do ano.

O Congresso determinou setembro de 2015 como prazo para que a agência integrar com segurança os drones no espaço aéreo do país. No entanto, duas semanas atrás um relatório sugeriu que a FAA poderá perder o prazo.

Fonte: Geospatial World/Politico